Quarta-Feira - 19 de Abril de 2017 COORDECOM

Biblioteca Municipal de Patos comemora do Dia do Livro Infantil

A Biblioteca Municipal de Patos Allyrio Meira Wanderley, realizou na noite desta terça-feira (18/04), as comemorações alusivas ao 18 de abril, data em que se comemora o Dia do Livro Infantil.

As atividades aconteceram nos turnos manhã e tarde, quando crianças das escolas municipais, estiveram visitando as dependências da biblioteca, conhecendo as principais obras de Monteiro Lobato, principal autor da criançada.

Para o diretor da Biblioteca, Washington Queiroz, o Dia do Livro Infantil representa uma oportunidade para a criança conhecer personagens e aguçar a criatividade da mente, “nós vivemos de leitura e é com a leitura que se constrói a história”, avaliou.

Estiveram presentes alunos das Creches Igor Mota e Maria Eudócia, além de alunos da Escola Dom Expedito Eduardo de Oliveira, todas localizadas na área do São Sebastião.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.

Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro, Lobato contribuiu com obras célebres para o público adulto e deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970, até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Player 567

Fala da professora Marluce Medeiros