Quarta-Feira - 16 de Setembro de 2009 Coordecom

Escolas de Patos participam da I Gincana da Cidadania

Doze escolas da rede municipal de ensino de Patos e doze da rede estadual participarão, a partir do dia 18 de setembro, da I Gincana da Cidadania, promovida pelo Fórum Contra Violência e pela Cultura de Paz (FOCUS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A Gincana, que tem como tema "A droga gera violência: mata as pessoas e seus sonhos", é parte das atividades que o FOCUS vem desenvolvendo desde o dia 7 de setembro no projeto "Cruzada pela Paz", que visa realizar ações de cidadania contra o uso de álcool e drogas em Patos.

A comissão organizadora da gincana reúne-se hoje, 16, às 15h, na Fundação Ernani Sátyro, com os diretores e representantes do corpo docente das escolas para discutir detalhes da realização do evento. Na reunião, serão apresentadas as equipes que defenderão as escolas, bem como as atividades a serem desenvolvidas em cada Instituição.

Segundo José Oberto, coordenador do FOCUS, a idéia da Gincana surgiu a partir das reclamações dos gestores escolares sobre o comportamento dos alunos no espaço escolar. "Desde o ano passado nós recebemos várias reclamações dos diretores de que a violência está em um nível alarmante e o nosso foco é justamente levar informação e conscientização aos alunos", informou o coordenador.

Entre as atividades propostas para as escolas estão à exibição de filmes abordando a temática central da Gincana, um Pit Stop, no dia 26 de setembro, quando as equipes deverão realizar um trabalho de conscientização sobre o tema "Drogas", e a Alvorada da Paz, no dia 03 de outubro, que mobilizará escolas, fanfarras e bandas marciais em um ato pela Paz na Praça Edivaldo Mota.

As Instituições que participam da Gincana também promoverão, no dia 10 de outubro, um Dia de Cidadania, quando serão desenvolvidas ações comunitárias direcionadas a sociedade. No dia 23 outubro, o FOCUS promoverá a Caminhada Pró-Vida, saindo às 15h da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte, com destino ao Terreiro do Forró. O encerramento da I Gincana da Cidadania será no dia 24 de outubro no Ginásio de Esporte "O Rivaldão". (ML)